Pages

Subscribe:

Labels

sexta-feira, 20 de maio de 2011

As Grandes Guerras da Historio dos Video Games Parte 2: A Segunda Grande Guerra


                A primeira foi a maior de todas, mas a segunda foi a mais profunda e marcante, depois dela o mercado dos vídeo games foi profundamente mudado. Para se ter uma idéia antes dela a idade média de um jogador de vídeo game era em torno de 12 anos. Depois dela essa idade saltou para 24 a 25.
                Com o fim da primeira grande guerra a Nintendo estava confotável na frente e resolveu dar um tempo, foi pensar no que ia fazer primeiro e talz. Só que as coisas não foram tão calmas assim para a outra “gigante”.

A Sega Cava a própria cova

Parece um cd player
                Em 1993 chegava aos árcades Virtua fight, um jogo totalmente em 3D poligonal que fazia os japoneses babarem, na época foi eleito a maior inovação do ano.
                Apesar disso os planos da sega eram outros, iria lançar um vídeo game 2D potente, com capacidade gráfica absurda, mas nada haver com Virtua Fight esse deixava para os Arcades.
Mas os planos dela mudaram quando soube que o PlayStation viria com um gpu e cpu dedicada ao 3D. Dai ela jogou um monte de processador no Saturn e achou que pronto desse jeito tava ótimo.


A Prodigio da Sony

                Filho de um traição, todo mundo aqui sabe a historia do inicio do Playstation. Mesmo sem nem saber as especificações técnicas esse vídeo game já causava arrepios na concorrência. E com razão.
                Ele era dedicado ao 3D deixando o 2D de lado, o que possibilitou uma novo olhar para as produtoras.

O gigante da Nintendo

Nas cores dos filhotes do Bowser

 
                Com um capacidade Gráfica assustadora o Nintendo 64 chegou ao mercado atrasado, mas mesmo assim deu uma briga boa. Seu hardware era tão potente que ele conseguia rodas jogo as Anti-Alising, nem o ps2 conseguia isso.
                Outro grande atrativo era seu revolucionário Joystic com um gatilho Z, analógico que possibilitava uma liberdade maior em jogo 3D e mais 8 butões que adicionavam milhares de funções aos novos jogos.
                Só que nem tudo era perfeito, e no caso o ponto brilhante desse colossus era o Cartucho.

A Sega toma o Mercado




                O seu potente Saturn e com o prestigio que ficou com virtua fight a Sega logo alcançou o topo do mercado no japão. Animada com o sucesso do vídeo game adiantou 5 meses o lançamento do Saturn nos Eua causando o ódio das redes de loja que começaram a boicotar a sega.
                O Saturn era dual core, pensa como seria programar isso em 1995, ou seja a maioria dos jogos que  saiam só usavam o primeiro processador, afugentando as produtoras do console, não demorou muito e o Saturn caiu, e continuou se arrastando até 1997 quando pode descançar em paz

PlayStation assume a liderança
                Simples e barato o Playstation aos poucos foi tomando lugar e construindo uma base para o futuro. Como não tinha concorrentes não foi tão difícil.

64 entra na briga
                A nitendo demorou um pouco, mas lançou seu console de 5° Geração. O Nintendo 64 Fez tudo o que prometeu, com gráficos superiores e um hardware fácil só que, os cartuchos eram seu problema. Em um cartucho cabia em torno de 32 megabites, muito pouco em relação com os 650 do cd, isso gerava uma grande reciclagem de texturas e impedia o uso de musicas orquestradas.

A Square abandona a Nintendo


 
             Parceira de muito tempo da Nintendo a Square (responsável por clássicos do Snes) não conseguiu resistir ao magia do CD, afinal só final fantasy VII precisaria de 17 cartuchos, imagina só 17 cartuchos ninguém iriar querer comprar.

Nintendo entrando com tudo: Super mario 64

 
                Para dar o pontapé inicial no seu console a Nintendo foi logo com um jogo do Mario, o diferencia seria que esse seria Totalmente em 3D.
                Super Mario 64 foi revolucionário, ditando completamente as regras para os jogos 3D. Suas ideias são usadas até hoje como: A câmera livre e o controle analógico para dar mais liberdade. Cenários super coloridos, gráficos impressionantes e animação fluida tornaram o jogo uma febre no mundo
                Super Mario 64 elevou as vendas do Nintendo 64 principalmente nos Eua, onde o vídeo game chegou a vender mais que o ps1 por um tempo.

Resident Evil


                A Nintendo tinha artistas, programadores e produtores que faziam jogos que toda a família pudesse se divertir, por isso mantinha um enorme censura em cima de tudo que era lançado para seu console. A Sony não se preocupava com isso
                Resident evil, foi resultado de toda a politica da Sony. Que deu liberdade as produtoras de criarem e revolucionarem sem medo.

A resposta da Sony: Final Fantasy VII


               Como dito anteriormente a Square abandonou a Nintendo pelo uso do CD, sem as limitações do cartucho a Square e sua equipe tiveram liberdade de criar algo a mais, o resultado foi uma completa revolução em todo universo dos Rpgs, super elogiado, com uma trilha sonora impecável e marcante, um historia linda e profunda, gráficos superiores e jogabilidade ótima (não sei por que não levou 40 na famitsu)
                O Play Station hoje em dia é dividido em: Antes de FF VII e depois de FF VII. Sim por que depois de FF VII criou-se um padrão que passou a ser a base para a criação de qualquer coisa que se preze.

 
The legend of Zelda ocarina of time, a Nintendo consegue de novo


 
                Na busca de retomar a liderança do mercado a Nintendo investiu dinheiro e tempo em um projeto revolucionário que iria dar inicio ao 64DD, uma expansão para o Nintendo 64 rodar jogos direto do cd, infelizmente depois de ser adiado várias vezes o 64DD foi descontinuado e tiveram que adaptar o projeto para um cartucho normal.
                Dai saiu o The legend of Zelda: Ocarina of time, um dos poucos jogos até hoje que nunca saiu da lista dos 10 melhores jogos do mundo desde que foi lançado. Mesmo saindo no fim de 1998 já ganhou o premio de melhor jogo do ano.
                A grande façanha do jogo foi novamente a incrível habilidade da equipe da Nintendo de criar um jogo em 3D com toda a essência 2D e ainda inovar. A câmera, problema de Super mario 64, quase não falhava (eu disse quase). Além disso uma historia épica, linda e super bem pensada (que deixaria a de qualquer jogo de hoje no chinelo).
                Com esse jogo a nintendo até começou a tomar forças novamente, MAS...

A Sega acaba com a Guerra
 
Quando a Nintendo ganha um animo para retomar a liderança a Sega resolve acabar de vez com a 5° geração lançando o Dreamcast, um console com um hardware superior a tudo visto em 1998.
                Para se ter uma idéia o Dreamcast diminuiu as vendas do PSX em 23%e da Nintendo então nem se fala.

The End: For now
                A guerra acabou, todo mundo sabe que o psx ficou anos luz na frente do seus concorrentes, tanto pela vantagem de ter sido lançado antes como pelo fato de ele ser simples e usar CDs. Enquanto a Nintendo tinha que rebolar para lançar seus próprios jogos e a Sega implorar para lançarem para o Saturn a Sony tinha que barrar as empresas lançando títulos para o PSX
                Mas a Nintendo não saiu perdendo tanto assim, apesar de ter perdido a liderança do mercado ela pode ser vangloriar de ter lançado inúmeras inovações que foram imitadas por milhares de jogos futuros. Só Call of dutty conseguiu inovar tanto como Golden Eye, e muita coisa criada em Super Mário 64 é usada até hoje.
                Por enquanto é isso.
Até o/


0 comentários:

Postar um comentário