Pages

Subscribe:

Labels

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Problema do Mercado Japonês


                Um dia desses eu andei lendo por ai uma noticia meio velha, um chefão lá da Capcom (freedance) afirmou que os japoneses estavam preguiçoso, que o mercado japonês de Video Games estava em crise e que só a Capcom poderia salva-lo. Não sei quando foi, mas se que gerou uma repercussão inclusive a pessoa que repassou a noticia estava indignada. Bem eu sinto, mas tenho que concordas com o carinha de nome estranho. A seguir eu abordo em alguns pontos por que ele está certo. Isso não é achismo é a triste realidade do mercado japonês.

1 – Presos ao passado: O mercado japonês foi grande e influenciou até hoje os jogos de vídeo games. O problema é que foi, aos poucos as grande japonesas se prenderam ao passado e pararam de fazer games novos. Dando espaço para que novos estúdios se levantassem.

2 – Presos a Franquias: Bem já andei comentando isso, na verdade isso faz parte do tópico um, só que isso é um problema tão sério que precisou de um paragrafo separado. As indústrias japonesas não lançam nada novo, enquanto fica sonhando com a gloria passada ficam lançando mais e mais jogos de um mesma franquia, sobrecarregando e esgotando toda um fórmula e a tornando muito repetitiva. Quem ai não esta enjoado de Mario? Eu sou muito fã mas sinto muito Super mario 3D não me interessa. E a Konami? Por que Catlevania The lords of Shadows não se chamou só Lords of Shadows? Por que a Square não lançou FF XIII com o nome de I’cie Tales? Final Fantasy versus XIII focado em ação? Por favor.

3 – Japoneses ficaram preguiçosos: Bem meu ponto de vista é diferente do carinha lá da Capcom. Para ele os japoneses não fazem tudo o que deveriam. Dos poucos jogos genuinamente japoneses que eu joguei nos últimos meses, todos estavam ótimos, gráficos, musica, jogabilidade, historia. Mas eu não entendo por que a gigantes japonesas simplesmente entregam franquias como Silent Hill nas mãos de estrangeiros. Saudades da época que a Konami fazia o jogo e não distribuía...

4 – Ascensão de outras empresas: Antigamente, muita gente reclamava do chamado controle invertido em que os jogos japoneses tinham um sistema de botões diferentes, o que causava certos transtornos. Os japoneses hoje tem que reclamar de outra coisa, de serem esquecidos. Quase tudo é lançado do ocidente, enquanto as empresas japonesas se apegavam ao passado, as ocidentais se ergueram, inovaram e criaram. Hoje me dia são maioria, destaque para as europeias e canadenses que apesar de um volume menor, sempre trazem bons jogos. Bioware fazia joguinho tosco de pc e não o melhor Rpg de 2010, EA games fazia jogos de esporte e não a maior franquia de Survivor Honror desta geração

                Eai como vai ser? Bem eu acho que a Capcom tem sim um pontencial de crescimento, mas ela não esta com essa bola toda não afinal um empresa sozinha não tem poder sobre o mercado. (aprendi isso em economia).

Isso é tudo pessoal

Até o/

0 comentários:

Postar um comentário