Pages

Subscribe:

Labels

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Queeeeeeeeeeeeeeeeee?

Gato depois de ler um review com o termo Frame Rate
         Um dia eu estava navegando no sub-mundo dos blogs quando vi uma análise que dizia: Engine Gráfica, eu passei o olho por cima e simplesmente fingi que entendi, alguns anos depois, agora, eu sou um maior "entendedor de vídeo games" e conheço bem esses termos técnicos que 90% dos gamers não entende, 5% finge que entende ou entende medianamente e 2% entende tudo e 3% são programadores.
         Apesar de desconhecidos esses termos são muito importantes e fazem toda a diferença nos games, e que diferença. Eu vou tentar fazer um post sério (com essa foto? Tarde mais!) e ensinar aos meus leitores o que eles significam de uma maneira fácil. Vamos lá. VAI POKEBOLA!

1 - Frame Rate - O Gato não fará mais essa cara depois que ler meu post, Frame Rate é o medidor da velocidade do game. Envolve a velocidade de processamento dos gráficos, ou seja, a velocidade como o cenário e os personagens "são feitos" no jogo, e a velocidade de resposta com que você aperta o botão e os personagem responde. Você com certeza já viu uma falha de Frame Rate, sabe quando você joga um jogo e derrepente nota que o chão ou a parede estão embaçados, depois de 2 segundos a parede "se completa" como acabasse de ser carregado? isso foi uma falha no Frame Rate. Outro exemplo vem dos emuladores quando você esta jogando e o jogo para ou fica lento.

2 - Engine Gráfica ou Motor Gráfico - é a base. O local de onde se começa o jogo. Em geral todos os jogos tem a mesma Engine Gráfica. Um exemplo prático: Você quer fazer uma maquete, a Engine Gráfica é o isopor, tintas e outros materiais que você vai usar. A engine gráfica mais usada atualmente é a Unreal 3 (Criada no Xbox 360 e estreada do famoso Gears of War) da Epic Games, devido ela ser totalmente costumisável e pode ser usada em qualquer console. A com Maior Qualidade Gráfica é a Cry Engine Criada pela Crytec, Ficou famosa depois do jogo Crysis (é impressão minha ou tudo desse estudio de CRY?) e é mais usada em jogos de FPS

3 - Serrilhado - A tela é divida em minúsculos quadrados chamados pixels, acontece que quando se esta rodando um jogo, pode haver o caso de você perceber esses pixels eu uma linha em diagonal.
A imagem ao lado mostra bem isso, lógico que no Ps2 era bem melhor. Com a chegada  da 7° geração e as Tv's Hdmi esse problema se foi, APESAR que alguns jogos ainda sofrem com isso. Outra solução está no Windows que virá no outro tópico

4 - Anti-alizing -Veio para solucionar o problema do Serrilhado. O Anti-Alizing borra as pontas das paredes e objetos o que passa para seu cérebro a sensação de linha reta e uma imagem mais real. Apesar de Útil o Ps3 não o suporta. O Xbox 360 tem, mas não é tão eficiente, lógico que ajuda, principalmente nas sombras.

5 - Poligonos - Nos games polígonos são formas geométricas minúsculas, menores que pixels, eles ganham qualquer forma e cor.
Eles possibilitaram o Jogos 3D. Eles não tem NADA A VER  com o problema do serrilhado. Atualmente os consoles processam em torno de 500 milhões de poligonos por segundo, bem acida das poucas centenas que tinha Star Fox o primeiro jogo 3D comercializado.

6 - Bits - Os Bits nos vídeo games são os mesmo dos pcs (afinal consoles são computadores especializados em jogos). Exemplo: o Nes tinha 8bits, isso significa que o cogumelo que você pegava no Mário tinha no máximo 8bits, o mesmo valor de uma letra que você digita no Msn. A atual geração tem 128 bits, o mesmo tinha a anterior, porque com a chegada dos poligonos os bits ficaram sem tanta importância que tinham.

0 comentários:

Postar um comentário